Reiki

Mente limpa e coração predisposto

Mente limpa

Praticar reiki com a cabeça cheia e sem vontade nem sempre produz os resultados pretendidos. Quando temos uma mente limpa e coração predisposto o Reiki flui através de nós com a simplicidade da água num ribeiro.

As quantidade enorme de actividades que temos todos os dias, são muito exigentes para a nossa mente. Ela absorve “toneladas” de informação que nem sempre é processada no aqui e agora e, que será mostrada naquele preciso momento em que estamos a praticar Reiki e queremos ter serenidade. Podemos depois não sentir a energia a fluir ou não ter mesmo vontade de praticar. Então, antes de iniciarmos a nossa prática de Reiki, temos que desenvolver a mente limpa e o coração predisposto.

Mente limpa

Mente limpa significa estar no aqui e agora – o “Só por hoje” que recitamos nos cinco princípios. Para isso, temos que também saber domar a mente, tal faz-se com vontade e prática. Uma das técnicas é prestarmos apenas atenção na nossa respiração, contando, por exemplo até vinte – inspira 1, expira 2, inspira 3, expira 4…

Outra técnica útil é aprendermos a esvaziar a mente com uma meditação simples – a da sala vazia:

  1. Centra-te na tua mente, como se estivesses no centro de uma sala
  2. Observa ao teu redor, como está essa sala?
  3. Esvazia-a totalmente
  4. Pinta as paredes de branco, o tecto de branco e o chão de branco
  5. Observa – como está a sala?
  6. Se surgir algum objecto retira e volta a pintar

Esta técnica permite criar o espaço vazio dentro de nós, no interior do nosso chakra da terceira visão, o que irá ajudar no desenvolvimento da intuição, da visão clara e gerar, manter uma mente limpa.

Coração predisposto

125 – O Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho
~ Imperador Meiji

Para praticar Reiki devemos estar predispostos, ser capazes de sentir amor incondicional, o dar sem esperar receber, o fazer bem, sem olhar a quem. Esse amor incondicional deve estar primeiro virado para nós e depois para os outros. Quando estamos cheios de nós, podemos transbordar para os outros. Fazer autotratamento é uma expressão de amor por nós mesmos, é saber cuidar de nós. Podem também desenvolver essa atenção no coração, através da meditação Gassho.

  • Experimentem ter as mãos em posição gassho mesmo junto ao coração
  • Concentrem-se na respiração
  • Na inspiração digam “eu inspiro amor”
  • Na expiração digam “eu partilho amor”
  • Ao mesmo tempo, vão sentindo o Reiki fluir
  • O que vos acontece?

Praticar Reiki é muito simples e ajuda bastante termos a mente limpa e o coração predisposto – estar no aqui e agora dispostos a dar, a nós e aos outros.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/GRTeR6yPVE4″]

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • João Barreto

    Obrigado João.
    Realmente, tudo vem a nós quando tem de vir. Obrigado por mais uma vez e no momento exato transmitires as mensagens que preciso ouvir, mais não sendo, para lembrar que mais alguém me está ajudando a crescer e me vai ajudando a desbravar o meu caminho interior para que possa desfrutar da “paisagem” que me envolve.
    Só por hoje, sou grato
    Tudo de bom e um forte abraço, João Barreto

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.