Técnicas de Reiki

Nentatsu Ho – o pensamento positivo

Nentatsu Ho é a técnica de atingir o pensamento, de alcançar o pensamento positivo, dada pelo Mestre Usui no Shoden, o nível 1 de Reiki. Pode ser usada para reforçar a prática dos cinco princípios. A técnica aqui apresentada é uma variante indicada pelo Mestre Hiroshi Doi.

SEIKAKU-KAIZEN-HO ou NENTATSU ou Sei Heki Chiryo-ho

Seikaku significa “carácter”, Kaizen significa “melhorar” e Ho significa “técnica”. É também conhecida por Nentatsu. Nen significa “pensamento” e Tatsu significa “atingir”. O Mestre Hiroshi Doi denomina esta técnica de Seiheki Chiryo Ho. A técnica ajuda-nos a desenvolver uma atitude positiva perante as mais difíceis situações.

  1. Esvaziar a mente, colocar a atenção no aqui e agora;
  2. Coloca-se uma mão no Chakra da Terceira Visão e a outra na nuca, enviando Reiki para o subconsciente;
  3. Devemos usar pensamentos para enviar mensagens silenciosas ao subconsciente do receptor ou afirmações em voz alta, tendo sido combinadas previamente com ele;
  4. Por ser uma técnica de transmissão de mensagens, recomenda-se a sua aplicação sempre, em qualquer tipo de tratamento por 1 ou 2 minutos. Devemos fazer uso da intuição e claro, ir em concordância com a pessoa;
  5. Ao final da sessão, retiramos a mão do Chakra da Terceira Visão e aplicamos Reiki somente na nuca, sendo que deixamos de repetir a frase, apenas deixamos fluir Reiki.

Esta técnica pode ser aplicada em ti mesmo ou noutra pessoa. Ao aplicar noutra pessoa, combina com ela previamente a mensagem a ser usada. Assim mantemos sempre o código de ética presente.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

13 comentários

  • Rosilda

    Oi,sou Rosilda gostei muito dessas informações são bem claras e cada dia que passa me interesso mais nessa pratica gostaria de fazer o curso de Reiki mas não tem na minha cidade como devo fazer por favor me de alguma informação.
    obrigado.

  • Denise

    Oi João, tudo bem? Li a pouco o assunto sobre gripe e constipação e gostaria, se possível, a sua orientação. Sou praticante de Reiki a 3 anos e fiz o curso nível 1 e 2. Tenho problemas de constipação e pés frios, ou melhor, sempre sinto muito frio. Faço diariamente uma hora de Reiki a distância e fico com as mãos na barriga sempre que possível. Então, por este tempo que faço Reiki e ainda não tive melhoras, especificamente nestes pontos, o que devo fazer, qual é o real problema?
    Att.
    Denise

  • Célia Oliveira

    João, seus artigos são sempre muito interessantes, muito claros e farei uso com certeza, obrigada por compartilhar conosco, seus conhecimento

  • Carmen Maria Gomes de Araújo

    Olá João, minha mãe tem 82 anos, é independente e muito ativa. Foi acometida de muita dor no nervo ciático, foi medicada e a dor não passava. Resolveram radiografar coluna e bacia e diagnosticaram artrose no quadril esquerdo. Segundo o médico piorou muito de 8 meses pra cá.
    No ítem 5 diz para tirar mão do chacra frontal e aplicar Reiki somente na parte superior da cabeça ( é no 7º chacra?) retira a mão da nuca também?
    Quais mensagens positivas posso fazer para esse tipo de tratamento, pode me orientar?
    Namastê

    • João Magalhães

      Olá Carmen, já corrigi o texto para ser mais claro, ao retirar a mão da terceira visão, fica apenas a mão na nuca.
      Podes combinar com a tua mãe algo como “eu tenho serenidade”, “eu lido bem com a dor”, algo assim, por exemplo. Tudo de bom e muita força

  • Adriana Burgo

    Sou brasileira e admiradora do seu trabalho, e tenho duas dúvidas que me atormentam.
    1) Podemos enviar o reiki a distância ou fazer o auto tratamento em posição de lótus (perna dobrada e cruzada)?
    2) Fiz recentemente o nível 3A, preciso ativar os símbolos nas mãos a cada tratamento? Por exemplo, ativei os símbolos para o meu auto tratamento, depois enviarei o reiki a distância usando as técnicas do caderno, e terei atendimento a duas clientes. A cada um desses procedimentos terei que ativa os símbolos, ou uma vez ativados permanecerão ativos durante todo o dia

    • João Magalhães

      Olá Adriana, para o ponto 1 podes sim, repara que no japão sentava-se tradicionalmente em seiza ou lótus.
      Para o ponto 2, acredito que depende da tua relação com a energia e a forma como sentes. Eu costumo colocar um simbolo apenas numa mão e estando a outra junta ativa as duas. Geralmente nos tratamentos não faço os símbolos antes de começar, só mesmo durante o tratamento se for necessário, mas esta é a minha forma de fazer, vê como será mais eficaz para ti.
      Tudo de bom

  • MARLY

    Gratidão Joao, seus textos são muito claros e informativos. Sua educação e generosidade em responder aos comentários sao admiraveis. As perguntas dos leitores e suas respostas a elas tb sao muito esclarecedoras, pois sao duvidas que pidem se abater sobre varios de nós praticantes do Reiki. Prossigamos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.