Anshin Ritsumei – praticar Reiki para um estado de perfeita paz e felicidade

Anshin Ritsumei ou anjin ryumei – é o estado da perfeita paz e felicidade.

Este é o estado de iluminação que atingimos quando a mente está em total paz, tendo consciência do nosso objectivo na vida, não sendo perturbados por nada.

O Anshin Ritsumei tem uma origem no confucionismo – “Encontrar uma paz interior e confiar no próprio destino”. Tal pode também ser encontrado no Shintoismo, onde não se procura a iluminação mas sim um estado de paz.

Anshin Ritsumei, na prática de Reiki

Atingir o Anshin Ritsumei implica a prática de Mente Limpa e Coração Predisposto. Sem expectativas, sem pensamentos, no aqui e agora, vazios, de coração predisposto, aberto, a receber e a dar.

Este é um estado que apenas se atinge com a prática.

Hiroshi Doi conta que o Mestre Usui teve pelo menos dois satori (iluminações) conhecidos. Um ocorreu num sonho, ou visão, onde percebeu qual o seu propósito de vida – atingir o Anshin Ritsumei. O outro foi no final do período de 21 dias de retiro no Monte Kurama, onde percepcionou o Reiki.

A prática contínua dos Gokai, os cinco princípios, para a elevação prática da consciência é essencial para mudar os padrões mentais e emocionais que temos. De seguida vem a prática do auto-tratamento – é o que nos auxiliará a atingir o equilíbrio energético em todo o corpo. A meditação Gassho e as técnicas de Reiki, auxiliarão a encontrar o equilíbrio interior e o polimento do nosso Ser. A prática dos Gyosei, a reflexão nos poemas do Imperador Meiji, pode também auxiliar a encontrar a elevação de espírito e a mudança da consciência.

125 – O Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho

Nada se faz sem trabalho, isso mesmo é indicado no quarto princípio de Reiki “Só por hoje, trabalho honestamente”. Este caminho do Reiki é exigente interiormente mas suave como um rio. Cada um tem o seu tempo e é isso que deve cumprir. O Reiki não é para correr. O Anshin Ritsumei atinge-se naturalmente, sem tensão, sem esforço.

Técnicas de Reiki para Anshin Ritsumei

o-tao-do-reiki-anshin-ritsumei

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

1 Comment

  1. Parece de propósito ler certas coisas em certos dias.
    Este post foi importante para mim, hoje.
    Grata por tê-lo escrito um dia.

    Responder

Deixe um comentário